terça-feira, 29 de maio de 2012

Corpus Christi


Corpus Christi é uma expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, e é um feriado muito comemorado por nos católicos . Corpus Christi é celebrado 60 dias depois da Páscoa, e no domingo depois de Pentecostes, e normalmente com procissões em vias públicas.
A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros, a procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhas e adorar a imagem do Corpo e Sangue de Cristo.
Aqui em Itajaí não é diferente, fizemos os tapetes nas ruas com pó de cera, pó de café e outros produtos...
Catequista Rosane e eu fizemos com as crianças ou melhor estamos fazendo ainda os tapetes...A Rosane teve uma ótima ideia de fazer com que as crianças fizessem os tapetes aqui na catequese para eles terem  noção de como é feito e mão na massa... começamos hoje a fazer eu e a catequizanda Maytê que é uma artista nata fez os desenhos e os outros foram pintando e na próximo encontro iremos colar o pó de cera... Foi um encontro maravilhoso!


Olhem as fotos:







Semana que vem post as foto de como ficou.


Origem de Corpus Christi


A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no Século XIII, em 1269. A Igreja Católica sentiu a necessidade de que as pessoas sentissem a presença real de Cristo.
Conta a história, que existia um sacerdote chamado Pedro de Praga, que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando seu corpo, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da hóstia que estava entre seus dedos, conservou as mesmas características.
O Papa Urbano IV, pediu que os objetos fossem levado para Orviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.
É conhecido como O MILAGRE DE LANCIANO.
Esse sangue e essa carne estão guardados até hoje para visitação.
Recentemente foi feita uma análise por cientistas e comprovado que após 12 séculos esse milagre permanece, ou seja, o sangue e a carne continuam vivos como se tivessem sidos retirados hoje.

Até mais, povo de Deus!!

4 comentários:

  1. Oi, Angélica!!!! Que ideia boa esta de incluir as crianças na confecção dos tapetes!! Estou curiosa para ver as fotos do tapete pronto! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris tbem amei a ideia foi minha amiga e prima que me deu a Rosane que tbem uma sala de catequese tbem.
      eu estou louca para vê-los prontos tbem...bjão

      Excluir
  2. Olá Angélica, acho lindo a confecção dos tapetes, mas em minha paroquia faz tempo que deixaram de fazer.
    De qual comunidade vc é de Itajai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ilze!!
      Faço parte da paroquia do Santíssimo Sacramento - Igreja da Vila Operária. Sabe onde é??
      bjs

      Excluir