segunda-feira, 8 de abril de 2013

SACRAMENTOS: SINAIS DE NOSSO ENCONTRO COM DEUS.





Deus nos ama e nos mostra este amor em tudo o que existe. Os sacramentos são sinais, através dos quais é dada às pessoas graças que não podemos enxergar, mas que ajudam na vivência da fé e no seguimento de Jesus.
Jesus é o maior sinal do amor de Deus entre os homens. Ele é o Sacramento do Pai. A Igreja continua, no mundo, a ser sinal - Sacramento de Jesus - para que as pessoas se encontrem com Deus, vivam no seu amor e sejam felizes.
É por nossa fé em Jesus que nós faz receber os sacramentos da igreja.
Cada sacramento possui gestos, palavras e material próprio.
Por exemplo: no Batismo:
Gestos: derramamento de água na cabeça do batizado.
Palavras de Fé: “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
Em João 7, 37 lemos que Jesus é a fonte da Água Viva: “Quem tem sede, venha a mim e beba.”
É através dos sacramentos que a “Água Viva”, graças, o amor de Deus, chega até nós. Para que este amor fosse uma realidade em nossa vida, Deus Pai enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para reconquistar o coração do homem que foi criado a sua imagem e semelhança e que tinha se afastado de sua presença pelo pecado.
1º.BATISMO: É o nascimento. Jesus institui o Batismo quando ELE mesmo foi batizado por João, no rio Jordão (Mt 3, 13-17). Depois, antes de subir aos céus, deu a ordem: “Ide, pois, ensinai todas as nações, batizai-as em Nome do Pai, do Filho e do Espírito santo” (Mt 28, 19).
2º.RECONCILIAÇÃO OU CONFISSÃO E PENITÊNCIA: É a volta. Aparecendo aos discípulos, fechados no Cenáculo, com medo dos judeus, Jesus se pôs no meio deles. Disse-lhes: “A Paz esteja convosco!” Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado e os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor. Jesus disse-lhes: “A Paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim eu vos envio”. Depois destas palavras, soprou sobre eles, dizendo: “Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhe-ão perdoados. Aqueles a quem não perdoardes, não serão perdoados” (Jo 20, 19-23).
3º.EUCARISTIA: É o alimento. Durante a Ceia Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Tomai, isto é meu corpo”. Em seguida, tomou o cálice, deu graças e apresentou-o aos discípulos, dizendo: “Iste é o meu sangue” (Mc 14, 22-24).
4º.CRISMA: É a força de Deus. “Pedro e João foram enviados a samaritana e, quando lá chegaram, fizeram orações sobre os fieis. Impuseram as mãos sobre eles, para que recebessem o Espírito Santo” (At 8, 14-17).
5º.MATRIMÔNIO: É o amor. O casamento existe desde a criação do homem, mas foi Jesus quem fez do casamento um sacramento e chamando-o de Matrimônio. Jesus ensinou às multidões e respondeu às perguntas que os fariseus lhe faziam, dizendo: “Não separe o homem o que Deus uniu” (Mc 10, 9)
6º.ORDEM: É a dedicação. Tomando o pão, deu graças, partiu-o e deu aos discípulos, dizendo: “Isto é meu corpo que é dado por vós! Fazei isto em memória de mim” (Lc 22, 19).
7º.UNÇÃO DOS ENFERMOS:É a cura. “Alguém dentre Vós está triste? Reze! Está alegre? Cante! Está enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em Nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá” (Tg 5, 13-15).


“Os sete sacramentos atingem todas as etapas e todos os momentos importantes da vida do cristão: dão à vida de fé do cristão, origem e crescimento, cura e  missão.”






                                                                                                                                Fonte na internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário