terça-feira, 2 de abril de 2013

Ano Litúrgico.

Vamos aprender um pouco mais??

Ano Litúrgico, as vezes para as crianças é meio estranho e já ouvir algumas vezes..."Porque o Padre está com essa cor? Porque a cortininha do Sacrário está com essa cor?...E assim vai as perguntinha que é muito bom de responder.
Fiz um cartaz de ano litúrgico com uma seta que gira apontando o tempo em que estamos. 

Da uma olhada e faça o seu tbem é muito legal as crianças interagirem desta forma, mais uma maneira dela prestarem a atenção nas missas.


Mais um pouquinho...

· Ano Litúrgico é o calendário de nossa Igreja, contém a data dos acontecimentos da história da salvação, surgiu e se desenvolveu a partir da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
· Por isso, o centro do ano litúrgico é JESUS CRISTO, no seu mistério pascal da paixão, morte e ressurreição, celebrado pela Igreja, todos os dias na eucaristia. Esse mistério pascal é o coração do ano litúrgico.
· O ano litúrgico é diferente do nosso calendário anual: começa no 1º Domingo do Advento e termina no Domingo da Festa do Cristo Rei (novembro).
· O ano litúrgico se divide em dois grandes ciclos, duas grandes festas: CICLO DO NATAL  e  CICLO DA PÁSCOA. Entre esses dois ciclos está o TEMPO COMUM.
· Em cada ciclo há 3 momentos: Preparação para a festa principal, Celebração festiva no dia da festa e Prolongamento da festa.
· Para melhor expressarmos os diferentes momentos do ano litúrgico, usamos as cores. Elas estão presentes nas celebrações litúrgicas (missas): no altar e nas vestes do sacerdote, de acordo com o momento celebrado:

BRANCO: Alegria, festa. Usado nos dias de festas e solenidades (Natal, Páscoa, Quinta-feira Santa, Santíssima Trindade, Cristo Rei...) Pode ser substituída por amarelo, bege ou dourado;

VERDE: Esperança. Usado no tempo comum, mantendo viva a esperança da igreja peregrina, que caminha rumo ao reino de Deus;

ROXO: Penitência, espera. Usado na quaresma (tom mais escuro) e no advento (tom mais claro);

VERMELHO: Sangue, fogo. Usado para celebrar o martírio, a morte dos santos da igreja. E na festa de Pentecostes;

RÓSEO: Expectativa, alegria do Senhor que se aproxima. Usado no 3º domingo do advento e no 4º domingo da quaresma;

PRETO: Luto. Usado em missas pelas almas e em sepultamentos.




3 comentários:

  1. Muito boa a explicação, Angélica. Gostei do artaz. Prático e de fácil compreensão. Boa semana. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Angelica, muito boa a explicação mesmo! E muito legal o trabalhinho! Aqui, você não se recadastrou nos Catequistas Unidos não?! Vai lá, estamos com selo novo e a Claudia está pedindo que façamos um recadastramento!

    Fique com Deus!

    Rodrigo (www.catequizarcomjesus.blogspot.com.br)

    Obs.: Estou te seguindo com meu novo blog tá! :D

    ResponderExcluir
  3. oi angelica,passando para desejar uma santas e abençoada semana,bjs!

    ResponderExcluir