quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vamos aprender sobre a Bíblia??



Quem escreveu a Bíblia ?

"É a ação de Deus, movendo e dirigindo o autor na produção do livro, preservando-o de erros, de forma que é Deus o autor e o homem mero instrumento usado para escrever" (2Quodlibetales, VII,14,5)


A Bíblia é a Palavra de Deus porque através da Bíblia Deus fala às pessoas, às comunidades cristãs. A Bíblia também é chamada por Palavra de Deus, Sagrada Escritura , Livro Sagrado ou Divina Revelação.  Deus fala também pelos acontecimentos de cada dia. 
A Bíblia fala da História do Povo que foi escolhido por Deus e nos ajuda a viver conforme seu desejo. É o livro mais vendido e lido do mundo inteiro.  Bíblia vem da palavra grega biblion que significa “livro”, “Biblioteca” ou “Coleção de Livros”. Ela se divide em duas partes: Antigo Testamento , que vai do começo da humanidade (Criação) até a vinda de Jesus Cristo. Contém 46 livros que tratam da história da humanidade e da doutrina do Povo de Deus. Novo Testamento , contém 27 livros que narram a vida e os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos e a história dos primeiros 60 anos da Igreja.

Testamento = Aliança, compromisso
Antigo Testamento = aliança de Deus com o povo judeu
Novo Testamento =Aliança de Deus com a humanidade

Ao todo são 73 livros, divididos em capítulos (número impresso grande) e versículos (números pequenos no meio das frases). Cada livro da Bíblia está divido em capítulos e cada capítulo em versículos. Assim sendo as citações da Bíblia são apresentadas da seguinte maneira: Título do Livro , seguido do Capítulo e do ou dos Versículos. As citações bíblicas são indicadas de forma abreviada Ex.: I Cor 4,6-13 significa primeira carta de São Paulo aos Coríntios, capítulo 4 , versículos de 6 a 13.

Já vimos anteriormente que a Bíblia foi totalmente inspirada por Deus. Para Definirmos inspiração, preferimos seguir o conceito descrito por São Tomás de Aquino:

Vemos, assim, que os livros da Bíblia foram escritos por homens movidos pela ação direta de Deus, de forma a prevenir erros, fazendo que aceitemos Deus como autor principal e o homem como autor secundário. O homem é instrumento de Deus e é movido e dirigido por Ele.

Porém, não devemos confundir inspiração com revelação: a revelação ocorre quando Deus mostra ou descobre ao homem verdades de fé; a inspiração, como vimos, é o ato de Deus mover o homem a escrever verdades de fé, assistindo e preservando seus escritos do erro. O fato de Deus de ter inspirado homens, não significa, contudo, que tenha anulado a inteligência e a liberdade do ser humano. Sobre isso, ensina-nos o Magistério da Igreja:

"Na redação dos livros sagrados, Deus escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar suas próprias faculdades e capacidades a fim de que, agindo Ele próprio neles e por eles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo e só aquilo que Ele próprio quisesse" (Dei Verbum, 11).

Mas por que Deus inspirarou seres humanos para elaborar a Bíblia??
Ora, Deus é nosso Criador e nos criou por amor! Inspirando alguns santos homens a escrever tais livros, deu à religião uma base divina, absolutamente correta, já que, por serem inspirados, os livros da Bíblia são a própria Palavra de Deus, em toda a sua essência e força.
Já que foram escritos por homens, de forma que podemos entender seu conteúdo, foram usadas linguagens humanas. Quase todas as Bíblias modernas trazem logo na primeira folha as três linguagens que foram usadas para compô-la: o hebraico, o aramaico e o grego. O hebraico foi usado para a redação de quase todo o Antigo Testamento; o aramaico (língua falada na Palestina na época de Jesus) foi usado para alguns pequenos trechos do Antigo Testamento e, segundo alguns estudiosos, para o original do Evangelho de Mateus; o grego comum (koiné), por fim, foi utilizado para escrever alguns poucos livros do Antigo Testamento e para todo o Novo Testamento.

Procurem ler sempre a Bíblia, seja em família ou individualmente, pelo menos um salmo e o evangelho do dia, que será encontrado nos livrinhos de liturgia da palavra diária, vendido nas edições Paulinas ou Paulus e que traz as citações do Evangelho, as leituras e o salmo de cada dia do ano litúrgico.
Se for em família, partilhem a palavra de Deus, tirando uma mensagem, uma ordem para nós e como aplicá-la em nossa vida.




2 comentários:

  1. Oi Angelica! Muito boa, e completa a postagem.
    Obrigado pela visita e tempo corrido minha querida é para todos nós, mas ainda bem que as vezes conseguimos dar uma dobra nesse probleminha de tempo né?
    Um grande abraço, que Jesus te abençoe.
    PAZ E LUZZZZZZZZZZZZZ

    ResponderExcluir
  2. Amei seus blogs Angélica. Bem completo e informativo.
    GRANDE ABRAÇO E CONTINUE A DISSEMINAR BOAS SEMENTES

    ResponderExcluir