quinta-feira, 19 de abril de 2012

PENTECOSTES


FICARAM TODOS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO
             (At 2,4)

             PENTECOSTES = 50 dias (após a Páscoa)

No dia de Pentecostes, judeus vindos de todos os cantos do mundo vinham se apresentar ao Senhor em Jerusalém. Nesse dia, os apóstolos e os discípulos de Jesus estavam em Jerusalém, com medo dos soldados romanos que os perseguiam. Estavam todos reunidos num lugar chamado Cenáculo, junto com Maria, mãe de Jesus e, então, receberam o Espírito Santo.
Foi um acontecimento maravilhoso! Naquele instante, os amigos de Jesus receberam o Espírito Santo e, a partir daquele momento, perderam o medo e começaram a falar sobre Jesus para todo o mundo! Naquela hora, houve uma explosão de comunicação. Os apóstolos saíram para as ruas e começaram a anunciar o Evangelho, a falar para todas as pessoas que Jesus era o Filho de Deus. Havia ressuscitado e subido ao Céu.   (Leia At 2, 1-14)
Na verdade, foi naquele dia, que a Igreja começou a sua história. O evangelho só chegou até nós hoje porque o Espírito Santo não abandonou a Igreja. E Ele continua agindo no mundo, em cada comunidade.

Cada um de nós também recebeu o Espírito Santo no dia em que foi batizado.
De forma muito especial, o Espírito Santo distribui DONS entre nós.
DOM = talento que recebemos de Deus e que devemos usar em benefício da comunidade.               
O Espírito Santo tem sete dons: SABEDORIA, ENTENDIMENTO, CONSELHO, FORTALEZA, CIÊNCIA, PIEDADE, TEMOR DE DEUS. Esses dons do Espírito Santo nos ajudam a compreender melhor a mensagem de Jesus e nos dão a forças para viver como ele viveu e assim sermos verdadeiramente filhos de nosso Pai que é Deus.

Como cada Dom age em mim:
1 - SABEDORIA - Me ajuda a conhecer melhor o mundo em que vivemos e a buscar  uma vida melhor para todos.
2 - CIÊNCIA - Me faz perceber com clareza os fatos da vida.
3 - PIEDADE - Me faz ter um coração dócil a Deus e cultivar mais a oração.
4 - TEMOR DE DEUS - Me faz ter maior respeito, amor e adoração a Deus, e não medo.
5 - CONSELHO - Me dá capacidade de ajudar os irmãos com bons conselhos.
6 - FORTALEZA - Me dá força e coragem para lutar contra o mal.
7 - ENTENDIMENTO - Me faz conhecer a vontade de Deus e a força do seu amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário