quarta-feira, 29 de maio de 2013

Corpus Christi


Corpus Christi é uma expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, e é um feriado muito comemorado por nos católicos . Corpus Christi é celebrado 60 dias depois da Páscoa, e no domingo depois de Pentecostes, e normalmente com procissões em vias públicas.
A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros, a procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhas e adorar a imagem do Corpo e Sangue de Cristo.
Aqui em Itajaí não é diferente, fizemos os tapetes nas ruas com pó de cera, pó de café e outros produtos...
Procissão de Corpus Christi em 2012.




Origem de Corpus Christi
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no Século XIII, em 1269. A Igreja Católica sentiu a necessidade de que as pessoas sentissem a presença real de Cristo.
Conta a história, que existia um sacerdote chamado Pedro de Praga, que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando seu corpo, os sanguíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da hóstia que estava entre seus dedos, conservou as mesmas características.
O Papa Urbano IV, pediu que os objetos fossem levado para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.
É conhecido como O MILAGRE DE LANCIANO.
Esse sangue e essa carne estão guardados até hoje para visitação.

Recentemente foi feita uma análise por cientistas e comprovado que após 12 séculos esse milagre permanece, ou seja, o sangue e a carne continuam vivos como se tivessem sidos retirados hoje.



quarta-feira, 22 de maio de 2013

SANTO DO DIA

Santa Rita De Cássia.


 Rita nasceu no ano de 1381, na cidade de Cássia. Na infância, manifestou sua vocação religiosa, mas para atender aos desejos de seus pais já idosos, Rita casou-se com um homem de nome Paulo Ferdinando. 

Seu marido tornou-se violento e agressivo. A tudo ela suportava com paciência e oração. A penitência e a abnegação de Rita conseguiriam convertê-lo aos preceitos de amor a Cristo. Entretanto, suas atitudes passadas deixaram um rastro de inimizades, que culminaram com seu assassinato, trazendo grande dor e sofrimento ao coração de Rita.

Dedicou-se então aos dois filhos ainda pequenos que, na adolescência, descobriram a verdadeira causa da morte do pai e resolveram vingá-lo quando crescessem. Rita pediu a interferência de Deus, para tirar tal ideia da cabeça dos filhos. Se isso não fosse possível, que Deus os levasse para junto Dele. Em menos de um ano, os dois filhos de Rita morreram, sem concretizarem a vingança.

Rita ficou sozinha no mundo e decidiu dar um novo rumo à sua vida. Determinada, resolveu seguir a vocação revelada ainda na infância: tornar-se monja agostiniana.

Ela se entregou completamente a uma vida de orações e penitências, com humildade e obediência total às regras agostinianas. Sua fé era tão intensa que na sua testa apareceu um espinho da coroa de Cristo, estigma que a acompanhou durante catorze anos.

Rita morreu no ano de 1457, aos setenta e seis anos, em Cássia. Sua fama de santidade atravessou os muros do convento e muitos milagres foram atribuídos à sua intercessão. Os fiéis a consideram a "Santa das Causas Impossíveis".

ORAÇÃO

Ó poderosa e gloriosa Santa Rita,
eis a vossos pés um alma desamparada que,
necessitando de auxílio,
a vós recorre com a doce esperança
de ser atendida por vós
que tendes o incomparável título
de SANTA DOS CASOS IMPOSSÍVEIS E DESESPERADOS.

Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa,
intercedei junto a Deus
para que me conceda a graça
de que tanto necessito (dizer a graça que deseja).

Não permitais que tenha de me afastar
dos vossos pés sem ser atendido.
Se houver em mim algum obstáculo
que me impeça de obter a graça que imploro,
auxiliai-me para que o afaste.
Envolvei o meu pedido
em vosso preciosos méritos
e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus,
em união com a vossa prece.

Ó Santa Rita,
eu ponho em vós toda a minha confiança;
por vosso intermédio,
espero tranquilamente a graça que vos peço.

Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós.


Fonte: www.paroquias.org
www.a12.com

domingo, 19 de maio de 2013

Vinde Espirito Santo...

Espírito Santo, vinde
Falar em mim!
Espírito Santo, vinde
Orar em mim!

Vinde curar, vinde libertar
Nossos corações de toda opressão
Vinde transformar, vem incendiar
Traz fogo do céu nesse lugar

Incendeia minha alma, Senhor!


 Eu e minha amiga Rosa Helene.


Eu, Dona Irene (coordenadora das bandeireiras) e Rosa Helena 


Imperador deste ano Diácono Eleimar e Rosi Vitti.



ASCENSÃO DE JESUS




EIS QUE ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS,
ATÉ O FIM DO MUNDO
(Mt 28,20)

Vamos ler At1,3-11
Jesus, depois que ressuscitou, passou muitos dias aqui na Terra, junto com seus discípulos. Ele os orientou e os enviou para continuar sua missão: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15).
Isso quer dizer que eles foram fazer de todos os povos discípulos do Senhor, através do batismo e da observância dos mandamentos do Mestre, resumidos no mandamento do amor. Esta missão se transmitiu, sem parar, ao longo dos séculos. E chegou até nossas comunidades... por isso, hoje, nós também somos discípulos de Jesus!
Depois de orientá-los e enviá-los, Jesus subiu para o céu em corpo e alma (é o que chamamos de “Ascensão aos Céus”).
Isso aconteceu na frente de seus discípulos que ficaram olhando para o alto em adoração. Foi preciso aparecer alguém para chamá-los à realidade e dizer-lhes que não é mais hora de ficar olhando para o céu, mas é hora de enfrentar o mundo e criar aí o Reino de Deus, do qual Jesus lhes falara.
Mas, a ascensão do Senhor não quer dizer que Ele abandonou seus discípulos. Jesus já havia dito a eles que "Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos!" (Mt 28,20).


Ele nos promete o seu Espírito Santo - PARÁCLITO - nosso intercessor.